Maior avião do mundo vai pousar em Guarulhos (SP)

Se você tem voo marcado para a noite de amanhã no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), reserve alguns minutos para observar as aeronaves taxiando pela pista. Entre elas estará o Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, único do seu modelo, dedicado ao transporte de cargas de grandes proporções.

O gigante pousa em Viracopos, em Campinas, na manhã da segunda e só à noite chega a Guarulhos, onde será carregado com um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão. Segundo o aeroporto, esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.

O pouso do Antonov não afeta a operação regular do aeroporto, mas requer cuidados especiais. "Tivemos de redesenhar o pátio, já que a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves", explica o comandante Miguel Dau, diretor de Operações da GRU Airport, concessionária do aeroporto que em 2015 passou por obras de alargamento das pistas para receber aviões de grande porte, como o An-225 e o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.

Fonte: UOL