Empresa aérea árabe finaliza compra de 10% da Latam

O Grupo Latam Airlines S.A., grupo de companhias aéreas que inclui a Latam Brasil, e a companhia aérea Qatar Airways – ambos membros da aliança Oneworld, anunciaram hoje a entrada da Qatar Airways, por meio da sua subsidiária Qatar Airways Investments (UK) Ltd. ("Qatar"), na estrutura proprietária da Latam, com a aquisição de um total de 60.837.452 ações, que equivalem a 10% do total. 

A opção de oferta preferencial por 61.316.424 de novas ações, a um preço de US$ 10 por ação, foi finalizada em 23 de dezembro de 2016, quando a Qatar, por meio da sua subsidiária Qatar Airways Investments (UK) Ltd. ("Qatar"), subscreveu ações da Latam como cessionário dos direitos de subscrição atribuídos pelos acionistas do Grupo Cueto, Amaro, Eblen e Bethia; conforme acordado entre Latam e Qatar. 

Outros acionistas minoritários subscreveram 12.140 ações da LATAM. Posteriormente, hoje (28 de dezembro) foram subscritas 30.349.907 ações da Latam que não haviam sido subscritas pelos acionistas durante o período de opção preferencial.

A Qatar também tem 20% de participação acionária no IAG (grupo que inclui a Iberia, a Vueling e a British Airways) e que negocia acordo de joint-venture com a Latam.

Fonte: Panrotas