Ações da Gol saltam 11% após balanço

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da companhia aérea Gol ampliavam a alta para mais de 10 por cento nesta quarta-feira, liderando os ganhos do Ibovespa, depois que a empresa divulgou no final da terça-feira lucro líquido de 353,7 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo prejuízo de um ano antes.

Às 14h52, as ações preferenciais da Gol exibiam valorização de 10,94 por cento, cotadas a 17,49 reais, superando a cotação máxima em 12 meses de 17,38 reais. Enquanto isso, o Ibovespa mostrava alta de 1,60 por cento.

O papel acumula valorização de 147 por cento desde a cotação mínima de fechamento em 2009, de 7,08 reais, atingida em 20 de abril.

"O desempenho da ação está sendo puxado pelo resultado e pelas melhores perspectivas para a empresa no segundo semestre", afirmou uma analista de um banco estrangeiro pedindo para não ser identificada. "O resultado veio bem acima do que o pessoal estava esperando."

Em teleconferência com analistas, o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Jr., afirmou que a empresa está registrando recuperação na demanda doméstica em julho e agosto, com yields perto do nível de junho.

O executivo citou, entre os fatores para o aumento da demanda doméstica, os casos de gripe H1N1 no Cone Sul, que estão causando uma transferência de voos para o Brasil, e a readequação da malha aérea promovida pela empresa. Nos últimos meses, a Gol cortou voos para o Chile e para o Peru.

Segundo o vice-presidente financeiro da empresa, Leonardo Pereira, o yield, importante indicador do desempenho de uma companhia aérea e que mede o preço pago por passageiro por quilômetro voado, ficou em julho cerca de 10 por cento abaixo do nível do terceiro trimestre do ano passado, mas perto do patamar de junho.

No mês passado, a Gol teve a maior taxa de ocupação de suas aeronaves desde a compra da Varig em março de 2007, de 71,5 por cento.

Segundo Pereira, a expectativa da empresa é de manutenção nos preços de combustível no Brasil nos próximos trimestres.

"Em nossa visão, as operações da Gol e da Varig combinadas estão melhorando de maneira significativa", afirmaram em relatório analistas do Bank of America Merrill Lynch, comentando que o resultado da empresa ficou acima do esperado no segundo trimestre.

 

Fonte: Agência Reuters de Notícia