Aeroporto espera 50 mil passageiros no 1º dia de Olimpíada em Brasília

O Aeroporto de Brasília espera receber 50 mil passageiros na quinta-feira (4),  primeiro dia de jogos da Olimpíada capital federal. Estima-se que 27% do total deverão ser desembarques. Em todo período de jogos, de 1º e 22 de agosto, são esperados 1,1 milhão de passageiros. A movimentação aérea será de 8.510 pousos e decolagens.

Com essa estimativa, turistas e voluntários que estiverem em trânsito pelo terminal brasiliense, segundo maior do país e o maior centro de conexões domésticas, poderão assistir aos jogos em um telão instalado na praça de alimentação, no 2º piso da área pública.

De acordo com a Inframerica, que administra o aeroporto, os funcionários estão prontos para atender os turistas, com quadros reforçados de profissionais bilíngues treinados para esta função. Voluntários da Rio 2016 também estarão no aeroporto para receber delegações e recepcionar os turistas.

Para segurança dos que passarão pelo terminal, policiais federais, civis e militares também estarão no local, assim como o batalhão de trânsito para garantir o fluxo de carros na região. Brasília recebe dez partidas de futebol até o dia 13 de agosto. A modalidade é a única a ocorrer fora do Rio de Janeiro.

Relembre as recomendações para quem vai usar transporte aéreo durante a Olimpíada:

- Chegue com pelo menos uma hora e meia de antecedência para voos nacionais e duas horas para internacionais.

-  Na fila do raio X, retire todos os objetos metálicos e os equipamentos eletrônicos da bagagem de mão para agilizar o processo no canal de inspeção.

-  Fique atento aos objetos que não podem ser levados na bagagem de mão. Evite atrasos e o descarte do objeto no canal de inspeção. Consulte um funcionário de companhia aérea sobre a lista de itens proibidos.

-  Malas e bagagens de mão devem estar sempre com os donos. Por motivos de segurança, não deixe pertences "desacompanhados".

-  O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.

- Fique atento aos painéis informativos de voos espalhados por todo o terminal.

-  Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize os “aerofones”.

-  Se esquecer algum objeto no aeroporto, procure o departamento de Achados e Perdidos. A Inframerica lembra que objetos esquecidos dentro da aeronave são de responsabilidade da companhia aérea.

Fonte: G1